Da Agência Gov – Os programas Empodera+, Acolher+ e Bem-viver+ foram destacados pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, nesta sexta-feira (28), durante sessão solene em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, na Câmara dos Deputados. No evento, o gestor citou a importância das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, em especial aquelas que enfrentam vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua ou recém-abandonadas pela família em decorrência da discriminação por conta da identidade de gênero e/ou sexualidade.

“É nosso dever oferecer apoio para que essas pessoas possam ser cuidadas, o dever do Estado brasileiro é esse. O que são as políticas de direitos humanos? Basicamente consistem em cuidar das pessoas”, conceituou o ministro. Na ocasião, Silvio Almeida ressaltou que existem pessoas que estão lutando pelo direito de ser quem são, além de lembrar “a luta daqueles que abriram as portas para que nós pudéssemos estar aqui”.

“Hoje é um dia de celebrar a memória e, ao celebrar a memória, nós celebramos também o passado; o presente, aquilo que somos; e também projetamos as possibilidades em direção ao futuro”, pontuou ao enfatizar a importância das dimensões da memória, verdade, justiça e não repetição no contexto das lutas da população LGBTQIA+.

“Estamos aqui celebrando a memória, e lutando pela verdade e para que seja feita a justiça para os que aqui estão e para aqueles que já se foram. A luta é para que as pessoas tenham os seus direitos garantidos. Em complemento, temos a dimensão da não repetição, pois sempre é preciso dizer: ‘nunca mais’! Há coisas que não podem mais acontecer”, alertou sobre casos de violências, preconceitos e discriminações que afetam as pessoas LGBTQIA+.

[Continua no site]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.