Por Mirella Lopes, do Saiba Mais – Apesar de ter demorado um ano para entregar a documentação exigida para conseguir a Licença de Instalação e Operação (LIO), último passo para dar início à obra de engorda da Praia de Ponta Negra, cartão postal de Natal, a Prefeitura do Natal ainda ficou devendo documentos referentes a 17 itens exigidos pela legislação. A informação foi divulgada na tarde desta segunda (08) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que deu mais 30 dias para que a Prefeitura complete a documentação.

“Estamos com uma equipe de 25 técnicos trabalhando para agilizar este processo. Mas é preciso que a prefeitura de Natal entregue as informações necessárias”, afirmou Werner Farkat, presidente do Idema.

Entre os documentos em falta, estão a identificação dos principais peixes pescados na Praia de Ponta Negra, o mapeamento das áreas recifais, das espécies de peixes da região, o diagnóstico socioeconômico com os valores que serão pagos como indenização aos pescadores que ficarão impedidos de trabalhar nesse período e alternativas provisórias de mitigação para os impactados durante a fase de implantação do empreendimento, o que inclui diferentes atividades, como navegação e comércio, levantamento das plantas aquáticas, crustáceos, além de informações da flora e fauna da praia.

O Idema já havia alertado a Prefeitura do Natal sobre a documentação em falta há mais de um ano, desde julho de 2023, quando o Instituto emitiu a Licença Prévia das obras de Engorda e Drenagem da Praia de Ponta Negra. Porém, os documentos foram entregues há 20 dias, mas de maneira incompleta.

Nesta segunda, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), acompanhado por vereadores, pelo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, além de cargos comissionados, invadiram a sede do Idema o pretexto de realizar um “protesto” para pressionar a direção do Instituto a liberar a obra de engorda, mesmo sem a documentação completa exigida pela legislação.

[Continua no site]

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.