Do Saiba Mais – Quando criou o Saquinho de Lixo com mais cinco amigos em 2018, o pernambucano e professor da UFRN, Rodrigo Almeida, 38, não imaginava que uma página de memes o catapultaria como um dos destaques da comunicação.
Nascido “de uma forma muito despretensiosa”, diz Rodrigo, hoje o Saquinho acumula mais de dois milhões de seguidores só no Instagram e virou empresa — um hub criativo que já desenvolveu projetos para gigantes como Ambev, TikTok, Schutz e Coca—Cola.
Na última quinta—feira (14), o sexteto por trás da página de memes foi anunciado como parte das 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2023. Além de Rodrigo, os outros cofundadores são Alan Pereira, Daví Vosk, Luis Porto, Júlio Emílio e Sofía De Carvalho. A lista é feita pelo coletivo Papel & Caneta, que destaca iniciativas e profissionais que ajudam o mercado criativo a se transformar.
Cineasta e professor de Audiovisual no Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFRN, Rodrigo Almeida, 38, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Comunicação. É docente da UFRN desde 2018, mesmo ano em que o Saquinho ganhou vida.
“Eu fiquei super feliz e um tanto surpreso”, diz o cineasta, que participou neste mês da cerimônia da Caneta & Papel que aconteceu em São Paulo.
Como hub criativo Saquinho Mídias Criativas, o grupo trabalha na elaboração de roteiros, mapeamento de criadores de conteúdo, criação de estratégias criativas, projetos audiovisuais e memes para marcas. Além de sócio—fundador, Almeida é o diretor cultural da empresa.
“A linguagem memética, para nós, é um meio de identificação em massa e para a massa”, diz o site do hub.
Talvez, ainda assim, não seja fácil explicar qual o tipo de humor que fez ganhar a identificação de mais de dois milhões de saquiners, como são chamados os seguidores da página.
“É engraçado porque o nome Saquinho de Lixo remete a uma coisa meio sujinha, mas também fofa. Acho que o conteúdo que é curado ou produzido pelo Saquinho geralmente tem essa dinâmica”, busca definir Almeida.
[Continua no site]