Do DCM – Paris registrou protestos neste domingo (30), após os primeiros resultados indicarem que a extrema-direita lidera no 1° turno das eleições legislativas.

Segundo uma sondagem feita pelos institutos Ifop, Ipsos, OpinionWay e Elable e pela Rádio França, o partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, obteve 34% dos votos.

O bloco de partidos de esquerda aparece em segundo lugar com 28,1% e a coalizão de centro liderada pelo partido do presidente francês, Emmanuel Macron, está em terceiro, com 20% dos votos.

No sistema semipresidencialista da França, os eleitores elegem os partidos que compõem o Parlamento. A coalizão vencedora indica o primeiro-ministro, que governa em conjunto com o presidente, eleito separadamente em eleições diretas.

Se o presidente e o primeiro-ministro são de partidos diferentes, a França entra em “coabitação”, que ocorreu apenas três vezes na história e pode paralisar o governo de Macron, pois o premiê assume a liderança interna do governo.

O atual primeiro-ministro, Gabriel Attal, é aliado de Macron. Porém, se as pesquisas se confirmarem, Jordan Bardella, de 28 anos, do Reunião Nacional (RN), pode assumir o cargo.

Após o fechamento das urnas, Bardella afirmou que o segundo turno será o “momento mais importante da história da Quinta República da França”.

O ocorrido foi respondido com eleitores nas ruas que, por sua vez, foram dispersados de maneira truculenta pelas forças policiais parisienses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.