O atual secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, assume a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira (29). Ele substitui o atual titular da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes. Com o novo cargo, Maia — que havia anunciado a saída da Sesap a pedido da família — deve estender a gestão estadual até abril, quando os conselheiros elegem a nova direção nacional da entidade.

Inicialmente, Cipriano iria sair da Sesap a pedido da família. Formado em Medicina pela UFRN, ele está na gestão Fátima desde o início do governo e deve ceder o cargo no futuro para Lyane Ramalho, atual secretária-adjunta e número dois da pasta. Nem o secretário e nem a governadora confirmaram a mudança até esta quarta (28).

O mandato do Conass é de um ano. A última gestão assumiu em março deste ano, tendo Maia como vice-presidente para o Nordeste. Segundo a jornalista Thaisa Galvão, o médico deve se manter na secretaria até que a próxima direção do Conselho assuma, em abril de 2023.

O próprio estatuto do Conass estabelece que qualquer membro da diretoria da entidade perde o cargo em caso de deixar de exercer as funções como secretário estadual, mas abre uma exceção para os anos de início de novos mandatos estaduais, em que o presidente do Conselho deve se manter no cargo até o final do mandato independente de ter sido reconduzido à secretaria.

Valcidney Soares – Saiba Mais

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.