A bancada do PT na Câmara dos Deputados pretende assumir a presidência de ao menos cinco comissões neste ano na Casa: a de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação, de Meio Ambiente, de Direitos Humanos e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Os comandos das comissões ainda não foram definidos, embora as articulações estejam em curso há semanas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (8) que deve promover uma reunião de líderes partidários na próxima terça-feira (14) para discutir os comandos das comissões com as legendas na Casa. A expectativa é que os colegiados passem a funcionar apenas depois do carnaval.
O PT prevê ficar com a CCJ, tida como a mais importante da Câmara, e indicar o deputado Rui Falcão, ex-presidente do partido, ao comando dela. Embora tenha formado a segunda maior bancada da Casa – a maior pertence ao PL –, o PT deve conseguir escolher o colegiado a partir de um acordo costurado por Lira com o PL.
Os partidos costumam poder escolher as comissões que querem presidir com base nas bancadas formadas nas últimas eleições e em acordos firmados. Por isso, nem sempre conseguem pegar todas as comissões de preferência, se outras siglas conseguirem pegá-las antes.
A prioridade do PT é assegurar a CCJ. Após a escolha dos demais maiores partidos, os petistas têm como meta ficar com o comando das outras comissões citadas, se sobrarem.
CNN Brasil