Valentina Moreira/Metrópoles – Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (18/9) mostra que a rejeição nacional ao governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) atingiu 40% em setembro. O valor representa uma leve oscilação para cima em relação à agosto, mas dá continuidade à rejeição em ascensão nos últimos meses.

As pesquisas também mostram que o nome do governador tem se tornado mais conhecido nos últimos meses, o que o tornaria mais suscetível à reprovação. No início do ano, em janeiro e março, ele havia pontuado 32% de rejeição e 45% de desconhecimento – agora, esses valores são de 40% e 34%, respectivamente.

aumento também coincide com um movimento de aproximação do governador com o bolsonarismo ideológico. Após ser criticado pelos aliados do ex-presidente, Tarcísio resolveu abraçar as demandas do grupo e, em poucos dias, prometeu indulto a Bolsonaro caso fosse eleito ao Planalto em 2026, e atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial Alexandre de Moraes, a quem comparou com um “tirano”.

O governador de São Paulo também esteve duas vezes em Brasília para participar das negociações pela anistia de Bolsonaro. Na última semana, contudo, ele tem optado por ficar fora dos holofotes e evitou, inclusive, o velório do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes em São Paulo.

Apesar disso, a rejeição nacional à Tarcísio segue abaixo de outros nomes cogitados para disputar a Presidência da República. No levantamento desta terça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 52% de rejeição, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 64%.

[Continua no site]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.