Rafel Motta é um cara que eu admiro. Articulado, comunicador, humilde e defende as causas certas. Mas, analisando pragmaticamente, a candidatura dele em 2022 foi prejudicial ao RN.

Qualquer analista mediano percebe que, se Rafael não fosse candidato, Rogério Marinho não seria Senador. Rafael tem, portanto, colaboração na eleição de Rogério, ainda que indiretamente. E digo isso com peso no coração.

Além de ter mais um direitista no Senado, a eleição de Rogério agora gera seus efeitos negativos também para a esquerda na disputa da prefeitura de Natal.

De fato, se Rafael não tivesse saído candidato, o representante de Bolsonaro no RN teria sido derrotado e Carlos Alves seria Senador pelo Centrão (pelo menos não pela direita), não tendo interesse em ser prefeito de Natal. E, caso quisesse sair a prefeito e vencesse, ganharíamos um senador melhor do que ele e certamente melhor do que Rogério, Jean.

Com Carlos fora, no próximo ano o espaço estaria aberto para a esquerda em Natal, para Natália e para Rafael. Quem sabe para os dois em conjunto.

Todos ganhariam: o Senado, o Estado, a esquerda e o povo de Natal.

Porém, agora sem mandato, Carlos Alves se vê na liderança em todas as pesquisas e provavelmente será candidato a prefeito da capital. E não se pode desconsiderar que (infelizmente) ele é muito forte na disputa.

Ainda que ele saia candidato contra Natália, acredito que com as estratégias certas e pragmatismo ela pode sair vencedora. E torço para que isso aconteça.

Mas é preciso que haja uma união da esquerda, o que não tivemos em 2022.

É preciso que Rafael apoie o projeto e não tente uma carreira solo como tentou para o Senado. Carreira solo que, sob o pretexto de defender uma pureza ideológica, teve como único efeito prático o fortalecimento da direita no Estado.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.