O economista Paulo Nogueira Batista Júnior celebrou a retomada das relações entre Brasil e Venezuela durante uma entrevista com o jornalista Leonardo Attuch no programa Brasil Agora, da TV 247. A conversa destacou a importância da reconexão entre os dois países, independente da orientação política da Venezuela. “Não importa a orientação política da Venezuela, é decisão deles, não dos brasileiros. Mas o Brasil precisa ter relações plenas com a Venezuela, como tem com todos os seus vizinhos”, diz ele.
Paulo Nogueira Batista Júnior também argumentou que o governo do presidente Lula deveria trabalhar para revogar a suspensão da Venezuela do Mercosul, que ocorreu durante a gestão de Michel Temer. O economista também levantou questões sobre a cobertura da imprensa brasileira em relação a essa retomada das relações, descrevendo-a como uma “histeria”, fruto do alinhamento às posições de Washington.
“A integração sul-americana é fundamental, assim como a volta da Unasul”, diz ele. O economista também afirmou que a reeleição de Recep Erdogan, na Turquia, é positiva porque mantém a Turquia em campo neutro. “A Turquia é membro da OTAN, mas não hostiliza a Rússia”, afirma.
Brasil 147