Por Valcidney Soares, do Saiba Mais – O ministro da Educação, Camilo Santana, participou na manhã desta segunda-feira (15) do lançamento do programa Pé-de-Meia no Rio Grande do Norte, iniciativa que dá um incentivo mensal a estudantes do ensino médio da rede pública.

A agenda formalizou a adesão do estado à poupança do ensino médio, que pode beneficiar mais de 60 mil estudantes potiguares, com um investimento previsto de R$ 171 milhões. A estimativa considera o Censo Escolar 2022. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Uma das estudantes beneficiadas é Franciely Dias de Medeiros, da Escola Estadual Monsenhor Paiva, no município de Vera Cruz. Ela discursou durante o evento.

“Quero expressar minha gratidão por estar participando dessa cerimônia, por ser uma das beneficiárias com o programa Pé-de-Meia, por estar aqui representando tantos alunos que assim como eu vêm de família de baixa renda, que lutamos constantemente por uma vida digna onde não falte o pão de cada dia em nossa mesa e que a educação prevaleça sendo a chave para um futuro melhor”, disse.

Já o ministro Camilo Santana lembrou de dados nacionais a respeito da educação.

“O IBGE mostrou que o maior motivo para um jovem abandonar a escola é por condições financeiras. Às vezes não é por opção, é por necessidade, é ajudar o pai que muitas vezes está desempregado ou passando dificuldades, é ajudar a família”, disse o titular do MEC.

“Portanto, o que nós estamos fazendo com o Pé-de-Meia é dizer que nós não vamos deixar nenhum jovem fora da escola pública no Rio Grande do Norte e no Brasil. É dizer que nós queremos que cada aluno no ensino médio conclua os seus estudos. É estimular o ensino técnico profissionalizante”, apontou.

A governadora Fátima Bezerra (PT) apontou que a iniciativa busca valorizar a educação e a permanência escolar.

“Não é nenhum favor que o Estado está fazendo a vocês, é uma obrigação do Estado, porque isso é dever de cidadania”, disse.

[Continua no site]

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.