Considero a cena política potiguar muitas vezes monótona.

Por isso gosto do Senador Rogério Marinho. Ele é um gênio do mal, inteligente, articulador, capaz de tornar a disputa interessante.

Veja a foto acima, publicada no Instagram do blogueiro e empresário Bruno Giovanni.

A despeito das discordâncias que tenho com o BG, judiciais, inclusive, não há como negar que ele é uma peça relevante no cenário para 2026, tanto por ser o principal comunicador da direita, quanto porque, em razão disso, pode agir como “facilitador” ou “dificultador” de determinadas alianças.

E isso é comprovado pela foto acima. Explico.

Rogério deseja ser hegemônico na direita potiguar, sendo esse, inclusive, um dos motivos óbivios pelos quais não apoiaria Allysson Bezerra para o governo. Mas, para ser hegemônico, não basta não apoiar Allysson, é preciso inviabilizá-lo. Aí onde entra Paulinho.

Paulinho é do partido de Allysson. O caminho natural seria a união entre Natal e Mossoró na disputa de 2026. Logo, Rogério precisa afastar Paulinho de Allysson. Aí é onde entra Nina.

Nos bastidores da política natalense, circula a informação de Paulinho havia fechado com o presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, uma dobradinha para 2026: Eriko para federal e Nina para estadual. Ocorre que Nina teria mudado de ideia e agora quer ir para Brasília, o que não teria agradado Ériko. É aí onde entra Gustavo Carvalho.

De todos os deputados estaduais, Gustavo é o mais rogerista. Se Rogério garantisse a eleição de Nina para federal numa dobradinha com Gustavo Carvalho, poderia utilizar isso para fazer que Paulinho o apoiasse, em vez de Allysson. Nina já conseguiu apoio de alguns vereadores do Potengi, principal reduto de Gustavo, indicando a viabilidade da aliança. Mas ainda “precisa de liga”. É aí onde entra o BG.

BG é tão próximo de Paulinho quanto de Rogério, por meio dos quais é próximo de Nina e de Gustavo, agindo como uma espécie de fio condutor da aliança, garantindo ao acordo a sua estrutura de mídia.

Inteligentemente, Rogério já começa a agir para atrofiar o menino de Mossoró ainda em 2025.

Rogério é, de fato, um gênio.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.