A Federação de Pescadores Artesanais do RN pediu ao IDEMA informações sobre os impactos que a engorda da Praia de Ponta Negra pode causar na flora marítima da região.

Dentre as preocupações legítimas, a Federação elenca a possibilidade de aumento na presença de tubarões.

A blogueiragem bolsonarista potiguar (BBP), especialista em propagação de anti-jornalismo, apressou-se em dizer que se tratava de politicagem.

Como eles têm preguiça até de “dar um Google”, publico uma notícia do Correio Braziliense, veiculada em 2021, dando conta do aumento na presença de tubarões em Balneário Camboriú após o início da engorda:
——
Tubarões ‘invadem’ praia de Balneário Camboriú após faixa alargada de areia

Uma quantidade maior de tubarões passou a frequentar, nos últimos meses, as praias do Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do verão brasileiro, no litoral norte de Santa Catarina. Desde agosto, pelo menos 16 espécimes de porte médio foram avistados na região. Um deles chegou a esbarrar em uma surfista. Especialistas acreditam que o aumento nas aparições desses animais pode estar relacionado com as obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central do balneário. A prefeitura disse que a obra respeita todas as normas ambientais.
(…)
Para o oceanógrafo Rodrigo Cordeiro Mazzeloni, professor da Univali, a relação do aparecimento maior de tubarões com as obras na praia pode, sim, existir. “Quando temos uma obra de grande porte, pode ser em uma praia ou em uma rodovia, a gente acaba mexendo no equilíbrio da natureza. Algumas espécies animais fogem do local, enquanto outras acabam se aproximando, atraídas pelo movimento”, disse. Segundo ele, é preciso estudar mais o que está acontecendo. “Se for essa a razão, ao final da obra, o equilíbrio ambiental tende a se restabelecer”, pontuou.
——
Cuidado com a BBP: ela mente.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.