Suspeito de integrar um esquema de rachadinhas no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), Jorge Luiz Fernandes, de 73 anos, foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser tutor do filho na Câmara de Vereadores do Rio.

Segundo o Estadão, Fernandes é investigado pelo Ministério Público por receber depósitos de outros servidores que somam no total R$ 2 milhões. Além dele, a sua mulher também é contratada no gabinete de Carluxo e suspeita de participar do esquema.

Fernandes é amigo da família há pelo menos 25 anos e foi funcionário de Bolsonaro em Brasília antes de ser tutor de Carlos. Ele ocupa a vaga de conselheiro do filho do ex-mandatário desde 2001, quando o vereador assumiu, aos 18 anos, o primeiro mandato. A partir de 2018, passou a chefiar o gabinete.

A equipe do gabinete do vereador foi completada com a nomeação da mulher de Fernandes para uma das vagas comissionadas. Regina Célia Sobral Fernandes foi citada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como uma das funcionárias que fez depósitos na conta do chefe de gabinete. Segundo os procuradores, ela recebeu um salário bruto médio de R$ 7,4 mil.

Ainda em Brasília, o militar reformado atuou por seis meses como assessor do então deputado federal Jair Bolsonaro, função que exerceu de julho de 1999 a dezembro de 2001.

Regina não foi a primeira parente de Fernandes a atuar nos gabinetes da família Bolsonaro. Outros dois parentes do atual chefe de gabinete de Carlos também trabalharam para Bolsonaro na Câmara. Um deles foi o cunhado Carlos Alberto Sobral Fernandes, lotado de 1995 a 1997, e a outra, a ex-cunhada Maria Janice Andrade Franco, de 1991 até setembro de 2000.

Jorge completa 23 anos em 2023 como funcionário comissionado. A sua carreira foi construída em paralelo às suas funções como militar. Ele foi reformado apenas em 2005.

Brasil 247

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.