Francine Eustáquio/DCM – O trompetista Fabiano Leitão realizou um protesto musical em frente ao condomínio onde o ex-presidente mora, em Brasília. Ele tocou a marcha fúnebre e a canção “Tá na Hora do Jair Já Ir Embora”, em referência à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A cena ganhou repercussão nacional e foi classificada como “momento cinema” por jornalistas e internautas.
A ação foi confirmada pelo próprio trompetista ao DCM. Ao ser questionado sobre a autoria da intervenção, ele respondeu: “Na missão sempre!”. O trompetista já é conhecido por protestos similares, especialmente durante a prisão de Lula e em momentos simbólicos envolvendo Bolsonaro, como a colocação da tornozeleira eletrônica.
A prisão domiciliar foi determinada após o ex-presidente descumprir novamente medidas cautelares ao participar por telefone de um ato bolsonarista no Rio, cuja gravação foi divulgada por seus filhos. Moraes afirmou que a Justiça deve agir mesmo diante de figuras com poder político e econômico, destacando que o descumprimento reiterado das restrições exigia uma resposta proporcional