O União Brasil (UB), partido dirigido no RN por José Agripino, terá chapa competitiva para a disputa das 8 cadeiras do RN na Câmara do Deputados. O partido é o resultado da fusão entre os antigos PSL e DEM.
O nome mais forte da chapa é do presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Paulinho Freire. Paulinho sai da capital com amplo apoio de lideranças importantes e ainda tem a seu dispôr fortes bases nas câmaras do interior.
Os deputados federais Carla Dickson e Benes Leocádio reforçam a chapa, e devem disputar uma provável segunda vaga. Como analisamos aqui e aqui, as eleições proporcionais deste ano trazem grandes novidades, que favorecem as legendas mais fortes – caso do UB no RN.
Ainda integram a nominata do UB para federal a ex-deputada Sandra Rosado e o ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo.
O Debate Potiguar projeta que o UB certamente elegerá um deputado federal e que provavelmente conquistará a segunda cadeira nas sobras.
O UB é ainda o partido brasileiro com mais recursos dos fundos partidário e eleitoral em 2022. Serão R$ 950 milhões, distribuídos para candidatos de todo o país.
Com todo esse dinheiro em caixa, o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, se animou e se lançou candidato à Presidência. Mas diferente da chapa de federais do UB no RN, sua candidatura ao Governo Federal não deve mobilizar o eleitorado.