Nesta segunda-feira, dia 30, Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei de obrigatoriedade à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) a divulgar relatórios do sistema de transporte público coletivo da capital como uma proposta de transparência.
Está previsto também no projeto que a STTU em seu relatório divulgue os valores de multas pagas e dos processos de cobrança. Além de também terem que ser divulgados para imprensa os dados da empresa.
“O objetivo é promover transparência. Atualmente, Natal possui uma das tarifas mais caras do Brasil. No entanto, o transporte é precário, a frota de ônibus é antiga, faltam linhas, diversos itinerários não são atendidos, os ônibus estão sempre cheios, dentre outros problemas apontados diariamente pela população usuária”, disse o vereador Aroldo Alves (PSDB), autor do projeto que determina que a STTU deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Natal (CMN), um relatório que conste dados como número de passageiros pagantes e passageiros com direito à gratuidade transportados, contendo detalhes dos valores e quantidades por segmento.
“O Poder Executivo tem o dever de apresentar a real situação financeira do sistema de transporte público coletivo, com dados claro e quantitativos”, concluiu.