A conclusão de que o transporte de Natal não é funcional já é um consenso entre a população, seguindo a linha dessa demanda, nesta segunda-feira, dia 30,Câmara Municipal recebeu uma audiência pública na qual foi discutida a criação de uma empresa pública de ônibus em Natal, proposta do vereador vereador Robério Paulino (PSOL), autor do PL 323/2021, que propõe a criação da empresa Ônibus do Sol S/A, de transporte público e direito privado, como também do Conselho e do Fundo Municipal Público de Transportes.

Embora tenha sido convidada a secretária, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, não compareceu a audiência. 

Entidades representativas do movimento comunitário, sindicatos de transportes alternativos, entidades estudantis e sindicatos de classes trabalhadora e patronal estavam presentes na audiência. 

“O transporte público existe para transportar a população até seus direitos, seja o direito ao lazer, à educação, à cultura ou ao trabalho. Não é isso que se vê em Natal. Vejo colegas chegando atrasados pela falta de ônibus em seus bairros, porque a linha que passava lá foi cortada”, disse Igor Paiva, representante do Diretório Central dos Estudantes, DCE-UFRN

Nivaldo Andrade, representante do Sindicato de Transportes Opcionais de Passageiros do RN (Sitoparn), admitiu na ocasião que como cidadão e munícipe apoia a criação de uma empresa pública de transportes para a melhora da cidade como um todo.

“Todas as capitais, até as mais frias, estão trabalhando com ônibus com ar condicionado, veículos mais novos, piso mais baixo e motor traseiro, para ser mais silencioso. Precisamos mudar algo. O sistema está falido. É verdade que a população usuária diária caiu de 800 mil para 200 mil nos últimos sete ou oito anos, principalmente durante a pandemia. As pessoas compraram motos ou estão saindo de madrugada de casa em bicicletas, para fugir da tarifa alta e da péssima qualidade. Os empresários reclamam de prejuízos, mas isso é consequência do serviço que oferecem”

“Porto Alegre não é muito maior que Natal e tem uma empresa municipal há 100 anos. Não estamos propondo uma substituição imediata das empresas privadas. Estamos propondo uma estatal que comece com 10 ou 15 ônibus, que podem ser adquiridos com financiamento, para paralelamente com o transporte alternativo, assumir linhas que as empresas privadas estão abandonando, assim como outros roteiros periféricos não atendidos pelo capital privado, assim como acontece em Porto Alegre” Declarou o vereador Robério Paulino 

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.