Já noticiamos que o Bolsonarista Giovanni, o BG, havia encomendado uma pesquisa de intenções de votos para Natal, registrada em 29.08, que seria divulgada em 04.09.
A pesquisa nunca chegou a ser divulgada. BG escondeu do povo o resultado. O motivo é óbvio: Paulinho não foi bem.
Hoje, 7, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizou um protesto no Carrefour da Zona Sul.
O protesto, rapidamente, foi tema de uma ampla narrativa de desgaste à esquerda feita de modo estruturado e articulado pelos veículos de mídia de direita em todo o RN.
A ação do MLB era prevista em diversas cidades do Brasil hoje. Muita gente sabia. Provavelmente a blogueiragem de direita sabia também.
Por que digo isso?
Porque no último dia 4, o BG encomendou e registrou outra pesquisa do Instituto Brâmane, para ser divulgada no próximo dia 10.
Agora advinha quando será realizado o levantamento: hoje e amanhã, no ápice das narrativas de desgaste da esquerda em torno do 7 de setembro.
Jamais contestaria a pauta justíssima do MLB.
Mas penso que se o objetivo central do protesto for o recebimento de cestas básicas, teria meios mais eficazes para esse fim.
Se o objetivo do protesto for fortalecer o movimento, nada o fortaleceria mais do que a eleição de Natália.
Em qualquer dos dois casos, portanto, considero inoportuna a movimentação de hoje.
Temos que articular as causas com a construção de discursos e o combate às narrativas.
Caso contrário, defenderemos nossas pautas apenas para nós mesmos, já que a massa em geral cada vez adere menos às nossas causas.
Tanto pela nossa incapacidade de nos conectarmos com elas, quanto pela atuação articulada da mídia de direita, para a qual, com infeliz frequência, concedemos munição.