Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Natal realizou atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Foram realizadas uma Audiência Pública intitulada “Os Reflexos da Pandemia no Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” e também a sessão solene em homenagem aos profissionais, personalidades e instituições que se dedicam à luta.
“Aqui reunimos autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, agentes de segurança, assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares, para dizer muito obrigada pela valentia e pela coragem. Pois eles, de forma muito destemida, têm atuado contra esse tipo de crime, muitas vezes silencioso e silenciado” disse a vereadora Camila Araújo (União Brasil), quem propôs a sessão solene, está que foi por 10 anos conselheira tutelar e chegou a presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (Comdica).
“A Comissão de Direitos Humanos aqui da Câmara abriu espaço para essa temática pelo significado dessa data. Hoje temos a oportunidade de estar aqui discutindo com as maiores autoridades, para que possamos ficar atentos, até em relação aos reflexos de todo o processo da pandemia, quando as vítimas não tiveram outra opção a não ser ficar dentro das suas casas, onde muitas vezes estão com os seus agressores. Como sabemos, 90% dos casos de violências acontecem dentro do seu ambiente familiar e também com pessoas muito próximas dessas vítimas, por isso esse é um tema tão denso e difícil de tratar, mas extremamente necessário”, declarou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).
A audiência também compartilhou espaço com a reunião da comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara.
“Hoje a reunião da Comissão de Direitos Humanos foi especial pois dividimos o espaço com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Então, na primeira parte votamos os projetos, designamos e aprovamos ata, e em seguida debatemos aqui estratégia de enfrentamento ao abuso e a violência sexual infantojuvenil”, comentou a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão.