A exposição aberta dia 5 de maio apresenta a nova fase do artista, mais conectado a personagens da cultura popular brasileira, num diálogo entre o Naif e a arte modernista, inserindo elementos contemporâneos

Conhecido por abrir espaço para talentos das artes visuais há mais de 20 anos, o Restaurante e Espaço Cultural Calígula, em Natal, reabre seu calendário de exposições para celebrar um ano de casa. O espaço da rua Jundiaí, Tirol, recebe dia 5 de maio a exposição inédita “Perfil”, do artista natalense Vicente Santeiro. A vernissage começa às 19h. Na ocasião do lançamento será oferecido um coquetel com vinhos da Cantu e apresentação musical de Sueldo Soaress.

A série “Perfil” apresenta um mergulho do artista em novos temas e personagens da cultura brasileira, na qual busca um diálogo entre a arte Naif e a arte modernista, inserindo elementos contemporâneos. Vicente Santeiro nasceu em Natal, no bairro do Alecrim. É autodidata e passou a infância e a adolescência fazendo desenhos experimentais. Aprimorou-se através do convívio com o desenhista e pintor Assis Marinho e iniciou-se como artista profissional aos 20 anos, obtendo prontamente o acolhimento pelo mercado local.

Em texto biográfico sobre o artista, o médico e crítico de arte Edrisi Fernandes escreveu que Vicente tornou-se um assíduo analista das dicotomias e polaridades e de suas sublimações e superações. “Artista de convicções nacionalistas e tropicalistas, se considera influenciado pela literatura de Jorge Amado, especialmente pela colorida ilustração das riquezas da cultura brasileira, mesmo nos rincões mais pobres”, comentou o crítico.

Até meados de 2019, sua obra percorria cenas da “marginalidade” urbana e suburbana, em técnica de giz de cera e óleo sobre tela. Recentemente ele adotou um novo nome artístico por razões mercadológicas e de identidade espiritual — não como fazedor de santos, mas como devoto que compreende a arte como janela do Divino e para o Divino.

Sua arte figurativa possui elementos míticos, arquetípicos e iniciáticos aparecem frequentemente, com uma “pegada” surrealista e mágica, num bem-executado cubismo rico em complementaridades, simetrias, contrastes, numa profusão de cores alegres em celebração da alegria (muitas vezes com cenas circenses) ou com tons serenos propícios à reflexão.

O artista explica a escolha por experimentar novos temas figurativos que exaltam a brasilidade popular, na qual se define entre o documental e o lúdico: “Desde 2016 venho explorando com mais atenção elementos da cultura popular mais identificáveis com as raízes da nacionalidade em suas expressões folclóricas e etnológicas, num espécie de mosaico de brasilidades”, pontuou.

Vicente Santeiro já executou trabalhos em Recife, Salvador, Brasília e São Paulo, retornando a Natal, onde se fixou. Realizou várias exposições nos principais espaços de arte de Natal. Recebeu a indicação para representar o Rio Grande do Norte na exposição “Artistas Brasileiros 2010 – Novos Talentos”, no Senado Federal, com a obra “Marinha Natalense”, integrando o catálogo da mostra.

SERVIÇO
Exposição “Perfil”, de Vicente Santeiro.
Dia 5 de maio, a partir das 19h.
Aniversário do Calígula Natal. Rua Jundiaí, 438, Aliança Mall.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.