Nesta terça-feira a tarde, dia 31, foi anunciado pelo Governo do Estado a recuperação de R$ 3.569.685,74 dos recursos estaduais que haviam sido destinados à compra de respiradores via Consórcio Nordeste. A recuperação aconteceu por conta de uma ação judicial. O montante equivale a 73% do valor total destinado para a negociação, que nunca ocorreu.
Nove estados do nordeste sofreram com a compra frustrada. A não entrega dos equipamentos foi investigada na CPI da Covid-19.
Segundo a decisão, o governo não está autorizado a divulgar informações aprofundadas sobre o processo, a autorização de divulgação é somente a respeito do valor que ficará à disposição do Governo.
Segundo Luiz Antônio Marinho, procurador geral do estado, em uma segunda etapa do processo, o levantamento de recursos será pedido.
Segundo Raimundo Alves, chefe do Gabinete Civil, teriam sido encontrados recursos em contas de empresas que haviam negociado com o Consórcio. A investigação em busca do capital foi possível apenas após ação judicial movida pelo Estado. Mesmo que, de acordo com o Governo, o Rio Grande do Norte é o primeiro dos estados que estão no Consórcio Nordeste que conseguiu recuperar uma parte de seus recursos destinados para a negociação.