A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) dobrou a frota de carros fumacê em condições de funcionamento para que sejam feitas as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no Rio Grande do Norte.


Apenas 11 dos 15 carros fumacê do estado não estavam em operação no início do último, por conta dos defeitos nas bombas de Ultra Baixo Volume (UBV).


Ainda de acordo com a pasta, mais um carro deve estar apto para operação nos próximos dias.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) já havia feito recomendação oficial para que o estado regularizasse o funcionamento da frota de carros “fumacê”, os carros de UBV Pesada, no prazo de 30 dias.


A assessoria da secretaria informou nesta sexta-feira (27) que a perspectiva é de que os 15 carros fumacê do estado estejam em operação até o fim de junho, com a chegada de mais peças compradas. Parte delas é importada.


A solução desse problema é uma das medidas importantes do estado em enfrentamento à crise do agravamento da epidemia das arboviroses. Nos quatro primeiros meses do ano, o estado já havia registrado quase três vezes o total de casos de dengue notificados ao longo de todo o ano de 2021.


Silvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, ressalta que apesar da importância das operações UBV, pois elimina o mosquito adulto, mas deve ser adotada como última medida. 

“As ações de combate e controle de criadouros devem permanecer concomitantemente e precisam se intensificar nesse momento para que não haja nova proliferação”

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.