Deu no @blogdogirotto

Foi divulgada ontem a pesquisa IPEC/InterTV Cabugi com os números do RN para presidente, governador e senador. Diante das enormes diferenças apresentadas pelos institutos potiguares em suas pesquisas, havia grande expectativa sobre a divulgação da primeira pesquisa nacional desta campanha.

E os números do IPEC confirmam as tendências apontadas pelo instituto ITEM, do RN. As pesquisas do ITEM foram as únicas que trouxeram números dentro da margem erro do IPEC. Vale ressaltar que o instituto ITEM foi aquele que mais se distanciou dos demais em seus resultados, o que indica que há grande desencontro nas demais pesquisas.

Com a eleição para o Governo se encaminhando para ser decidida já 1º turno e Lula crescendo cada vez mais no RN, a grande disputa entre os institutos tem sido capturar as tendências para o Senado.

Carlos Eduardo (PDT) teve 27% na pesquisa IPEC e 23,5% na ITEM. Rogério Marinho (PL) teve 17% na IPEC e 22% na ITEM. Rafael Motta (PSB) teve 14% na IPEC e 16% na ITEM. Ambas as pesquisas se confirmam, estando seus números dentro da margem de erro.

O instituto ITEM foi o primeiro a registrar o crescimento de Rafael nas intenções de voto, já havia lhe conferido 14% na penúltima pesquisa, em julho.

Os dados de ontem da primeira pesquisa nacional divulgada no RN confirmam que quase todos os institutos subestimaram a votação de Rafael Motta. A exceção fica por conta do ITEM, que vem se firmando como a fonte mais confiável das eleições de 2022 no RN.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.