Bem que a coluna Opinião disse que a indicação de Ivan Júnior para assumir a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Rio Grande do Norte não aconteceria. O ex-prefeito de Assú, adversário ferrenho da governadora Fátima Bezerra e do PT foi vetado pelo Palácio do Planalto. Ivan teceu fortes críticas contra o PT, exatamente na campanha, quando Lula tentava chegar pela 3ª vez à presidência da República. Nesta semana, o ex-senador José Agripino Maia, que era um entusiasta da nomeação, chegou com uma certeza absoluta: Ivan não será nomeado. Além de usar a chancela da bancada do União Brasil, Agripino achava que o apoio do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um dos articuladores políticos do Governo Lula no Congresso Nacional, resolveria. Não deu nada certo. Agripino desembarcou no Rio Grande do Norte sabendo que, nessa queda de braço com Fátima, tinha perdido.

Com atuação em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, a Codevasf era o sonho da ala de oposição ao Governo Fátima. Ivan já andava revelando que iria mandar no Vale do Açu e região. O ex-prefeito é adversário ferrenho do deputado George Soares (PV), que já foi líder do Governo Fátima na Assembleia Legislativa. Sendo o superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte, Ivan Júnior iria fortaleceria o sistema de oposição, abrindo as portas de execução de perfuração e instalação de poços, pavimentação e drenagens de ruas, adutoras, além de estruturação de associações e prefeituras. Mas, não deu certo.

ALTA

O ex-vereador Luiz Almir recebeu alta médica e já voltou para a Zona Norte de Natal. Ele tratava de duas infecções (urinária e intestinal) e estava em um leito no Hospital Rio Grande, no bairro Tirol. “Agora, o maior desejo deste velho comunicador é retornar com muita saúde, às atividades diárias na 96 FM e na Band TV, fazendo o que mais gosto, esse contato com meu público. Me fortalece”, escreveu Luiz Almir.

IPEM/RN

O grupo das ex-deputadas Larissa Rosado e Sandra, ambas ainda no União Brasil, perdeu um cargo no Governo Fátima. Agora, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) tem um novo diretor-geral. Hugo Leonardo da Silva Araújo assume a gestão do órgão e substitui a advogada Mariana Iasmim Bezerra Soares na condução do órgão delegado do Inmetro no RN. Ano passado, Larissa tinha chancelado Mariana.

COTA

O engenheiro agrônomo Paulo Sidney Gomes, que foi nomeado diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), fica na cota dos petistas. O marido da ex-deputada Larissa Rosado também é professor do IFRN Campus Ipanguaçu, e já foi superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado.

LUTO

Morreu ontem o ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró Vicente Rêgo. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado, onde deu entrada nesta semana após sofrer um infarto, o mesmo problema de saúde que o afastou da vida pública há duas décadas. Vicente era paciente renal e enfrentava tratamento de hemodiálise. O estado de saúde piorou na manhã ontem, quando ele sofreu nova parada cardíaca. O paciente estava intubado em leito de UTI.

DESPEDIDA

O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de ontem trouxe o edital com a convocação para a retotalização dos votos da eleição de 2020 para vereador em Mossoró. A ação vai acontecer após decisão, que ocasionou a perda do mandato da vereadora Larissa Rosado, hoje no União Brasil. O reprocessamento será na próxima terça-feira (16), às 15h, na sala da 34ª Zona Eleitoral, no Fórum Celina Guimarães, em Mossoró. A convocação é da magistrada Welma Maria Menezes, Juíza Eleitoral substituta da 34ª Zona.

ALVO

O Governo Lula estuda passar para a Polícia Federal a responsabilidade de emissão do certificado de registro e cadastro de armas de CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), bem como de fiscalização dos clubes de tiros. Essas atribuições são atualmente exclusivas do Exército. O tema está sendo avaliado no texto do novo decreto que regulamenta o Estatuto do Desarmamento e é visto como praticamente certo entre pessoas que acompanham as discussões.

REFREGA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá processar o presidente Lula da Silva (PT), após o petista atribuir a ele a propriedade de uma mansão milionária nos EUA. Essa é a primeira vez que Bolsonaro aciona a Justiça contra Lula desde que foi derrotado nas urnas e deixou o Palácio do Planalto. O ex-presidente apresentará uma ação cível por danos morais e uma ação criminal pela prática de crime contra a honra.

ARTICULAÇÕES

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, trabalha para emplacar Floriano Azevedo e Marques, seu amigo e colega de docência na USP, como ministro da corte eleitoral. O movimento, no entanto, gerou uma forte reação de mulheres que exercem funções relevantes na política. Isso porque o ministro substituto mais antigo em atuação no tribunal é geralmente escolhido como sucessor da vaga aberta por magistrado titular que deixa a corte. Nesse caso, o natural seria a ministra Maria Cláudia Bucchianeri ascender à titularidade.

TROPA DE CHOQUE

Em Caicó, os deputados de oposição Adjuto Dias (MDB), Nelter Queiroz (PSDB) e Luiz Eduardo (Solidariedade) formaram mesa forte em audiência pública promovida para discutir os serviços e atuais problemas do Hospital Regional do Seridó. Para defender o Governo Fátima, apenas o deputado Francisco do PT que tem vários cargos de terceirizados e comissionados na região. Falta de insumos e de um fluxo de caixa que possibilite a gestão da unidade resolver questões de abastecimento no dia a dia foram os principais problemas. A plateia contou com a presença maciça de gestores, prefeitos, vereadores, diversas lideranças políticas, profissionais de saúde e cidadãos da comunidade de Caicó e região, visto que a unidade atende outros municípios.

Agora RN

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.