Um termo que vem sendo muito utilizado na análise política é o tal “bate esteira”. Este é aquele candidato que se lança para ajudar a nominata a atingir o quociente eleitoral (número de votos válidos dividido pelo número de vagas).
O Debate Potiguar calcula que serão necessários 217 mil votos para eleger diretamente um deputado federal e 75 mil votos para obter o mesmo resultado na disputa para deputado estadual. Esses números seriam o quociente eleitoral de 2022. Muito dificilmente qualquer candidato chegará a tantos votos. Dessa forma, a montagem das nominatas será decisiva para definir quais candidatos terão chances de vitória.
Aí entra em cena o bate esteira. Ele sabe que suas chances de vitória são desprezíveis, ainda assim se candidata com a intenção de somar seus votos aos de candidatos mais competitivos, ajudando-os a se eleger.
O bate esteira tem várias motivações, desde lealdade política até vantagens financeiras, passando pela perspectiva de futuros desempenhos melhores. Diferente do que parece, os bate esteira serão decisivos nas eleições proporcionais de outubro.