Opera Mundi – Deputado federal reeleito em São Paulo e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, o advogado e jornalista Rui Falcão afirma que o PT deve assumir proeminência no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de conduzir o programa de transformações prometido pelo líder petista durante a campanha eleitoral.

“Não é uma transição para voltar ao status quo anterior, até porque a vitória de Lula não normalizou o país. Não estamos vivendo na normalidade. Precisamos de grandes transformações sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientas, e foi para isso que elegemos Lula”, defendeu ele em conversa com o jornalista Breno Altman, no programa 20 MINUTOS desta terça-feira (01/11).

“É preciso ser um governo de transformação profunda de estruturas milenares que ainda prevalecem e precisam ser removidas, como racismo, machismo e desigualdade social”, exemplifica.

Na opinião de Falcão, a governabilidade da nova gestão será prejudicada se mudanças forem promovidas em sentido diferente ao dos compromissos assumidos por Lula diante da população. As circunstâncias da vitória tornam ainda mais aguda a necessidade de atender às expectativas geradas pelo candidato do PT: “Foi uma vitória contra toda a máquina do Estado, contra todos os tipos de engajamento, inclusive de forças exteriores, com ameaças. Uma vitória desse porte não pode ser frustrada com a adoção de uma política contraditória com o que foi dito na campanha. Seria um verdadeiro estelionato eleitoral”.

As pressões exercidas por vozes da mídia tradicional, pela continuidade de políticas econômicas neoliberais, não devem nortear as decisões que Lula tomará: “Por que fazer uma virada de 360º para instituir uma outra política ou reeditar a política de Paulo Guedes? Esse tipo de apelo que a gente ouve na mídia não pode ter ressonância no nosso governo”.

O deputado federal diz confiar na habildade de Lula para fazer um governo de diálogo intenso em duas frentes simultâneas, o Congresso Nacional de maioria oposicionista e a população.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.