Conforme publicado pela Folha de S.Paulo, os partidos que formam a coligação do ex-presidente e candidato Lula (PT) repetiram praticamente o mesmo desempenho que tiveram na Câmara dos Deputados em 2002, primeira vez que o petista foi eleito.
Nas eleições de 2002, foram 128 parlamentares eleitos na coligação do petista (24,9%), que antes era formada pelo PT, PL e PC do B. Agora, os partidos lulistas (PT, PSB, PC do B, PV, Rede, PSOL, Solidariedade, Pros e Avante) fizeram 123, ou 23,9%.
Naquele caso, o petista conseguiu formar uma base no Congresso que o permitiu aprovar projetos no primeiro ano e eleger o presidente da Câmara.
Segundo o ex-deputado Aldo Rebelo, líder do governo Lula na época, isso prova como são precipitadas as análises de que Lula terá problemas para governar com o Legislativo. A questão começou a ser discutida após a apuração dos votos do primeiro turno.
“Quem ganhar a eleição vai fazer maioria. Os deputados vão lutar pela sobrevivência, não vão brigar com o governo. Governo é igual cobra, até morta faz medo”, disse Rebelo.