Secretaria de Estado da Habitação e da Assistência Social (Sethas) divulgou na última quinta-feira (12) dados preliminares do primeiro Censo da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte.

Se em 2020, segundo a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), o número crescente de pessoas nessa situação foi de 650%, não há melhora para comemorar.

Os dados preliminares que foram divulgados apontam que aproximadamente 2 mil pessoas estão em situação de rua no estado.

O Projeto de Pesquisa e Inovação “Promoção dos direitos da população em situação de rua no Rio Grande do Norte: diagnóstico e intervenção nos caminhos de inovação no Sistema Único de Assistência Social”, conhecido como Censo da População em Situação de Rua, foi iniciado em julho de 2021 com a contratação de pesquisadores-bolsistas.

O perfil destes, em sua maioria, é de homens pretos e pardos na faixa etária de 18 e 59 anos, entre outras indicações em comum que reafirmam o problema de desigualdade.

Mais de 40 municípios possuem população em situação de rua, a partir dos dados do Sethas – Secretaria de Estado da Habitação e da Assistência Social e das secretarias municipais de assistência social que contribuíram para realização da pesquisa.

A realização desse senso possibilita ações e políticas direcionadas a esta população negligenciada pelo Estado e pelo Governo.

Além de Natal, outros vários municípios registraram população em situação rua:

Acari, Afonso Bezerra, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Brejinho, Caicó, Caiçara do Norte, Canguaretama, Carnaúba dos Dantas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Ceará Mirim, Cruzeta, Extremoz, Grossos, Guamaré, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó,Macaíba, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Patu, Pau dos Ferros, Pendências, Poço Branco, Pureza, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra do Mel, Tibau do Sul, Touros, Umarizal, Vera Cruz.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.