Com a intenção de promover políticas para enfrentamento e combate eficiente da violência contra mulheres em todos os ciclos de vida, através de medidas mais transparentes, facilitar o acesso às informações, com uso intensivo e integrado dos dados da saúde e outros indicadores relevantes, como uma proposta de política pública no estado do Rio Grande do Norte.


Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) assinou, acordo de cooperação com a Vital Strategies Brasil para qualificar as informações e notificações e combater a morte de mulheres e crianças em situação de violência, uma organização global que trabalha com governos pelo fortalecimento de sistemas públicos de saúde.


“São dados muito importantes relativos à violência familiar contra as mulheres e crianças para além das ações que são traçadas para prevenir o óbito doméstico. Através da parceria será muito importante nos apropriarmos desses dados para que essa metodologia seja disponibilidade para outros atores e disponibilizada para todo Brasil e assim agir mais rapidamente para proteger as vítimas que estão sob o risco da violência e da morte em nosso País”, disse o secretário de saúde Cipriano Maia.


“Estamos muito animadas para começar esse trabalho. Temos muitas coisas para evoluir analisando os dados, como atuar para prevenir agravamento de violências. Cada pesquisa, cada dado, cada mapeamento equivale a mais vidas salvas”, disse a consultora da Vital Strategies Sofia Reinach.


As diretrizes estabelecidas pelo termo que compõem a metodologia para integração de diferentes bancos de dados para subsidiar ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres por meio de análise epidemiológica, visualização de informações e publicação dos seus principais resultados para, assim, contribuir para a vigilância e prevenção destes agravos.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.