“Devido à expansão urbana e as mudanças ambientais, é registrado frequentemente contato entre animais silvestres (morcegos e raposas) e animais domésticos (cães e gatos). Esta interação aumenta o risco de transmissão da raiva ao homem, já que cães gatos são os animais mais próximos. Por isso a vacinação em massa tem sido a principal forma de prevenção da raiva humana”, afirma a Chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, Amanda Morais
Por conta dos casos de infecção nos morcegos, a capital antecipou sua campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, a partir de três meses de idade, a campanha é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A campanha acontece desde de segunda-feira, dia 23, nos bairros Capim Macio, Pajuçara, Loteamento Dom Pedro I, Nossa Senhora da Apresentação, Barro Vermelho e Felipe Camarão, no horário das 7h às 13h.
Além de ocorrer também na modalidade casa a casa, inicialmente por prioridade nas áreas de risco que registram casos da doença.
As ações serão intensificadas com postos volantes e ações educativas entre os dias 4 de julho e 2 de setembro, período oficial da campanha. Além disso, o Dia D de Vacinação Antirrábica acontecerá em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde.